Aos amigos(as) guitarristas,

 

Palhetas.

 

Qual a importância da palheta na sua técnica e som?

 

A palheta é importantíssima no seu som e em sua técnica, principalmente se você toca com guitarra "limpa" ou pouca distorção. Como sabemos, as palhetas menores ajudam na agilidade, as palhetas mais grossas ajudam a ter um som mais encorpado e mais grave e as palhetas light ou moles extraem frequências mais agudas da guitarra/violão e uma espécie de ghostnote decorrente da palhetada.

 

Vale lembrar que a mudança de timbre não vem só do material ou grossura da palheta, mas também de qual parte você utiliza para atingir a corda. A palheta tem três cantos: um com ponta; e dois sem ponta. A ponta influencia muito no timbre. Quanto mais pontuda, mais aguda. Quanto menos pontuda ou mais "barriga" a palheta tiver, mais grave o som.

 

Feitas essas considerações, algumas das frequentes dúvidas dos meus alunos são:

 

1-Toco com palhetas pequenas, mas quero passar a tocar com palhetas grandes porque quero um som mais encorpado. Será que vou perder muita agilidade em minha técnica?

 

Sim, vai. Entretanto, a boa notícia é que a perda de agilidade não dura muito tempo. Dura o tempo suficiente até você acostumar com a nova palheta. No começo se nota uma grande perda, mas depois de alguns meses você acostuma a fazer movimentos maiores e retoma sua agilidade. Isso aconteceu comigo alguns anos atrás. Optei por trocar a Jazz III (palheta pequena) por uma Jim Dunlop 208 (palheta grande) e confesso que no começo sofri, mas em alguns meses já conseguia tocar na mesma velocidade e, o melhor: com o timbre que eu desejava - um timbre mais grave e encorpado.

 

2- Qual deve ser o material da minha palheta?

 

Testei palhetas dos mais diversos e estranhos materiais. Só por curiosidade, tenho amigos que pagaram boa quantia em dinheiro por palhetas de casco de tartaruga e até chifre de elefante. Tive a oportunidade de testá-las e são muito boas, mas também muito caras e raras. Quanto às palhetas de plástico, confesso que não sei muito o nome dos materiais, por isso a dica é testar várias, mas, aqui vão algumas dicas da minha experiência: as palhetas de Nylon geralmente são muito moles, então se você está na procura de um som mais encorpado, essa palheta não é para você. Palhetas de Madeira também são muito agudas. Palhetas de um material que parece Acrílico, mesmo numa palheta grossa, também são muito agudas. E as palhetas de Alumínio são interessantes, pois nas cordas encapadas (E, A e D) produzem um som raspado, já nas cordas mais agudas (G, B e E) produzem um som normal. Enfim, vai depender muito do timbre que você quer ter. Quer ter um timbre mais agudo e estralado? Recomendo palhetas Light ou de Nylon. Quer ter um timbre sem estralado, mas também agudo? Recomendo uma palheta grossa de Acrílico. Ou então, quer ter um timbre grave e encorpado? Alguma palheta de Plástico que seja grossa e não muito pontuda.

 

Minha dica: 

Eu parto do princípio da uniformidade do timbre. Não gosto quando o som no agudo fica estridente e no grave mal dá para ouvir. Ou seja, evito essas grandes diferenças de volume na guitarra e procuro uma uniformidade, desde a nota mais aguda até a nota mais grave. Em outras palavras, a palheta também pode servir como um compressor. Encontrei essa uniformidade em uma palheta que traz um som de freqüência média, que é a Jim Dunlop 208 (preta).

E você, qual palheta você usa? Qual timbre você quer ter? Mais agudo, mais grave?

 

Espero que algumas das dicas tenham sido válidas e até a próxima.

 

Abraços,

 

Italo.

-------------------------------------------------------------------------

Quer estudar em Brasília com professor formado pela melhor faculdade de música do mundo, Berklee College of Music?

 

Estude com Método, Conforto e Organização no Italo Cunha Estúdio de Guitarra e Improvisação (ICEGI). Participe também do Guitar Fest (Festival de Música) no final do ano.

Endereço do Estúdio: SHIS Qi 27, Lago Sul, Brasília.

Contato: (61) 99986-6505.

"Seis cordas de talento"

            - Correio Braziliense

© 2014  WWW.ITALOCUNHA.COM