Sobre Solos de Guitarra.

 

Você acha que solar na guitarra é só tocar rápido?
 

Resposta incorreta.  
 

Você acha que fazer um solo em uma música é só descobrir o tom e tocar a escala?
 

Resposta também incorreta.
 

Aos meus amigos estudantes de música, aqui vão algumas dicas. Primeiramente, existem dois níveis de solistas:

 

1- Aquele que descobre o tom da música e sola em uma escala só, ignorando os acordes tocados. Tocando deste modo, além de não poder fazer um solo impecável, por ignorar a harmonia, o que aconteceria se tivesse alguns acordes fora da tonalidade?! BAAAAM! Com certeza, nota fora!
 

2- Já o solista que improvisa por acorde, é fácil notar que seu solo é melhor. Vale lembrar, que o solista que improvisa por acorde tem que ter uma habilidade a mais do que o solista comum, pois para improvisar por acorde é necessário que ele possua uma noção de forma/ritmo. Forma da música = (A,A,B,A) por exemplo. Para assim, atingir, com suas notas do solo, os acordes na hora certa. Quando eu me refiro a "atingir o acorde na hora certa", significa tocar alguma nota do arpeggio do acorde no 1º Tempo!

    Ou seja, toda vez que houver um acorde novo, é necessário atingi-lo no TEMPO 1 com alguma nota que seja do seu arpeggio, e assim por diante, seguindo cada acorde. Essa é a regra. Desse modo, conseguimos "COSTURAR A HARMONIA", tocando sempre as notas certas e executando um solo impecável, o que com certeza será muito melhor do que o tipo de solo do solista 1.

 

    Se você, que acaba de ler este texto, acha que se encontra no nível 1, tente avançar para o nível 2 com as dicas que eu acabo de dar. Se você já sente que está no nível 2 há várias outras coisas para serem trabalhadas sobre improvisação, este é só o começo para se tornar um bom solista. Avante! Não deixe de marcar suas Aulas/Consultoria no Italo Cunha Estúdio de Guitarra e Improvisação.

#italocunhaestúdiodeguitarra #pimpmystudio #doiscincoum #251 #improvisarporacorde #sejaumbomsolista

"Seis cordas de talento"

            - Correio Braziliense

© 2014  WWW.ITALOCUNHA.COM